VIVA CLAUDIO ULPIANO – EVENTO – DIA 18/09

Muitos conhecem Claudio Ulpiano – o brilhante professor que iniciou inúmeros alunos no estudo rigoroso e vívido da filosofia e na experimentação consistente do pensamento de Gilles Deleuze. Muitos conhecem a beleza de suas aulas, sua extraordinária capacidade didática, sua generosidade teórica incomum. Poucos, no entanto, conhecem seu trabalho de filósofo, aquele erguido no vazio de noites insones, na solidão irredutível da criação, ao longo de sua vida.

“Gilles Deleuze: a grande aventura do pensamento", livro póstumo de Claudio Ulpiano, recentemente publicado, preenche em parte essa lacuna, deixando entrever sínteses inéditas da incursão de Ulpiano pela obra deleuziana. Este trabalho, de forma e propósito inovadores, desvela um aspecto ainda pouco conhecido do autor – sua escrita. Para apresentá-lo, o Centro de Estudos Claudio Ulpiano convidou seis professores, também intercessores na grande aventura do pensamento sobre a qual discorre Ulpiano, que integrarão duas mesas sobre temas nele trabalhados. “Parece que a Lógica do Sentido não é um livro como os outros – mas uma enciclopédia sem definição...” Essa proposição de Ulpiano poderia ser aplicada ao seu próprio livro.
O CCLULP convidou, ainda, o músico Paulinho Moska, também antigo aluno de Ulpiano, que fará um "talk-show, intitulado "Canções com sentido”, quando contará e cantará seu encontro com Claudio Ulpiano e a transformação por ele sofrida em suas composições a partir dessa relação professor-aluno, para mostrar que "pensar é criar" ou que, da perspectiva da música, "pensar é fazer música". Neste caso, inspiradas pelos conceitos filosóficos apreendidos ao longo dos cursos de Ulpiano.
A frase “Viva Claudio Ulpiano!”, gravada nas paredes da UFF, no Campus do Gragoatá, foi o que inspirou o título deste evento. A obra de Claudio Ulpiano é um monumento filosófico, é um monumento de idéias, de perceptos e afetos. O co-memorar do monumento, portanto, não comemora o passado, mas a conquista de um afeto ativo, de uma alegria, que é abertura à eternidade da beatitude. É um monumento filosófico que co-memora resistindo; e nos ajuda a resistir a este tempo presente, em nome de um tempo por vir. Por isso, fazemos eco à exclamação anônima que nos convoca, ao mesmo tempo, à comemoração e à resistência. Sim! Viva Claudio Ulpiano!
"VIVA CLAUDIO ULPIANO!" integra o programa "INTERFACES II", desenvolvido pelo IACS – Instituto de Arte e Comunicação Social / UFF
DATA: 18 de setembro
LOCAL: Sala InterArtes do IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social / UFF, na rua Lara Vilela, 126 - Ingá, Niterói.

PROGRAMAÇÃO:

Palavras de abertura
Silvia Ulpiano - Presidente do Centro de Estudos Claudio Ulpiano
14h/16h Mesa 1: "A Aventura do Pensamento"
Participação dos professores: Tatiana Roque (UFRJ / Instituto de
Matemática), Mário Bruno (UFF / UERJ - Instituto de Letras ) e
Leonardo Maia (UFRJ / Faculdade de Educação).
16h/ 18h Mesa 2: "Claudio implicado; Claudio explicado "
Elton Luiz Leite de Souza (UNIRIO / Filosofia), Luiz Manoel Lopes
(UFCA / Filosofia) e Paulo Oneto (UFRJ / Centro de Filosofia e
Ciências Humanas).

Lançamento do livro Gilles Deleuze: A Grande Aventura do Pensamento, de Claudio Ulpiano.

20h - "Canções com sentido: um encontro com Claudio Ulpiano",
talk-show com o músico Paulinho Moska.

7 opiniões sobre “VIVA CLAUDIO ULPIANO – EVENTO – DIA 18/09”

  1. Amigas, amigos,

    Sendo uma antiga (e fiel) aluna de Claudio (tanto e tanto que acabei estudando filosofia na Sorbonne em Paris e levando uma vida de professora e formadora), é com uma certa tristeza que não posso atravessar o oceano para vir celebrar o “Viva Claudio Ulpiano” !
    Tenho certeza que será um evento digno da grandeza do nosso mestre e sábio professor.
    Um abraço para todos e um especial para a Silvia que seguramente já não se lembra de mim, mas eu dela !

    Olga

  2. Bom dia!
    Fico feliz em saber que o Centro mantém acesso o pensamento do Cláudi Ulpiano, com eventos como esse. Moro em São Paulo e, lamentavelmente, não poderei participar.
    Gostaria, contudo, de adquirir o livro lançado. Já movi mundos e fundos e nunca consegui livraria ou distribuidor que fizesse uma encomenda.
    Como posso obtê-lo?
    Forte abraço.

  3. Cinco anos atrás um amigo me falou de Cláudio Ulpiano, mas apenas nos últimos dois anos iniciei contato com seu trabalho.Desde então , assisto suas aulas e leio textos que me trazem enorme alegria …..
    Soube que em uma livraria de Macaé poderia obter ” A grande aventura do pensamento ” ….espero poder ter acesso mais fácil.

  4. Parabéns Mário Bruno, Tatiana, Leonardo, Paulo Oneto, Elton, Luis Manoel! Emocionantes e brilhantes palestras. Os temas escolhidos foram sensacionais. Muito pude aproveitar das falas no transcorrer da tarde. E Viva Sílvia Ulpiano! A regente da sinfonia.
    Abraço a todos.
    Tadeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *